Foi conhecido o grande campeão da primeirona da Superliga Abertura no último domingo (31). A final foi entre dois rivais de longa data: União e Toca e Sai. Após um duelo refinado, jogado com disposição e talento na Associação Atlética Light, quem levou a melhor foi o Toca e Sai. Após um empate de 5 a 5 no tempo regulamentar, a equipe levou o suado caneco na decisão por shoot-out.
O jogo começou rápido. Principalmente por parte do Toca e Sai, que contava com os velozes Will e Capixaba para subirem pelas pontas com perigo, levando preocupação à defesa adversária. Com o passar dos minutos, a partida ganhou equilíbrio, ficando mais estudada.
O time do União confiava em bolas em cima de Ronei para receber e girar na marcação, arriscando batidas para o gol. Mas suas finalizações não tinham sucesso. Até que, num contra ataque pela esquerda, aos dez minutos, Bira escapou em velocidade e tocou de bico na saída do goleiro para a abrir o placar para a equipe amarela e branca.
A comemoração durou até os 16'. O empate do Toca e Sai veio com Paulão, que recebeu e girou na marcação antes de fuzilar no canto. Mas o União voltaria à frente com Ronei logo no minuto seguinte. Em chute de fora da área com a perna direita, o camisa 9 anotou o dele.
O jogo então ficou eletrizante no gramado da Light. Foi quando Maicon, do Toca e Sai, marcou o gol de empate dentro da área com oportunismo. O 2 a 2 durou até os 21', quando Eder aproveitou oportunidade de ouro para bater firme de direita e botar o União à frente do placar mais uma vez.
O ritmo não diminuía, e mais uma vez tudo ficou igualado no marcador depois de Matheus dar azar em bola cruzada para a área. O jogador marcou contra ao alterar a trajetória da pelota, aos 23', matando o goleiro.
A correria do primeiro tempo permaneceu no segundo, com uma leve vantagem para o união, que encaixava contra golpes perigosos, mas que não tinham conclusões eficazes. Conforme os minutos avançaram, o jogo ficou truncado, o que fez os lances se concentrarem no centro do gramado.
Até que Eder encontrou Maluquinho na área depois de escapar pelo lado direito em velocidade, aos 15'. Um gol que recolocou o União à frente. O empate, mais uma vez, não demorou a sair. Veio em jogada confusa na área após chute lascado de Will que o goleiro Fabão acabou aceitando.
No minuto seguinte, Juninho, do União, recebeu livre no bico direito da área em velocidade e fuzilou no ângulo para recolocar seu time à frente no placar. O Toca e Sai buscou o empate com Paulão perto do fim. O atacante também acertou com firmeza o ângulo em bola que sobrou próxima à área, levando a partida para o shoot-out.
Nas cobranças decisivas, depois de muitas batidas perdidas, um detalhe curioso: apenas uma finalização foi bem sucedida. Will, do Toca e Sai, foi quem pegou a bola e cobrou com firmeza dando o título da primeira divisão ao seu time e fazendo a alegria da torcida presente.