Histórias distintas, origens diferentes, mas em comum o nome. Encontro inusitado de times homônimos termina com vitória óbvia dos Galáticos.

Nascido no bairro do Engenho Novo na Zona Norte carioca, o Galáticos quase teve um nome um pouco diferente. Deveria ter se chamado Galáticos do Alambique, nome não aprovado pela geração que veio depois. Criado por dois cunhados, reunia a galera mais velha para peladas de fins de semana até que surgiu a idéia de disputar uma competição. "Depois dos mais velhos, vieram os amigos do meu filho. Um foi chamando o outro, o time cresceu e agora chegamos na primeira divisão." nos contou Tércio (38), um dos fundadores da equipe. Assumindo o DNA de peladeiro, define o time de maneira modesta - "Não temos um time perfeito, mas estamos tentando afinar e fazer uma reformulação. O jogo de hoje será difícil.".

Do outro lado, lá do alto do Maciço da Tijuca, vem o Galáticos Alto. "Nós reunimos a galera do Alto, Mata Machado, Tijuaçu, Agrícola... Na época tinhamos um bom time, os melhores do Alto, as estrelas... por isso chamamos de Galáticos." explicou Vitor Belém (22) que guarda boas lembraças do último confronto com os outros Galáticos, "Ganhamos a última partida contra eles defendendo 3 shoot outs. Nosso goleiro estava certamente em uma tarde inspirada."

A partida terminou em 3 à 2, com vitória do Galáticos... Alto. Mas o Galáticos que veio do Engenho Novo terá outra chance de pegar a vaga em um jogo de volta, apesar da derrota.