O OLHAR DA EXPERIÊNCIA
As vantagens e desvantagens de ser veterano em campo


Liderando o grupo e sem nenhuma derrota na 2ª divisão da SUPERLIGA F7, a equipe José Cuervo tem uma arma secreta: A experiência de Rosemberg Dias Paiva, 41 anos, jogador e modesto na descrição das habilidades "A idade atrapalha, mas no conjunto a gente tenta ajudar.".

Por ser provavelmente o jogador mais antig... digo... "experiente" (como ele mesmo me corrigiu em entrevista) utiliza uma tática mais do que comprovada nos campos de batalha "Depois do jogo eu fico mais umas horinhas pra observar os adversários, se a gente quer ganhar tem que conhecer."

O estudo da concorrência é parte importante do jogo quando não se tem mais 18 anos como muitos de seus adversários. Apesar de ter o ônus "Esses meninos correm muito, a perna fica toda dolorida... são 3 dias pra recuperar." a idade trás o bônus que pode ser observado na colocação de destaque em que o time se encontra.

Enquanto a equipe comemora, tem gente que não fica tão feliz com as aventuras desportivas do veterano "O maior problema mesmo é a Dona Maria em casa que é brava, mas a gente contorna. Tem que estar com os amigos, futebol é saúde!"

Apostar na experiência tem sido uma boa. Na atual fase outros times com veteranos como o Tenente também gozam de boa colocação e se preparam para um clássico... mas isso é assunto para a próxima semana.

Reportagem e Fotografia
Rafael Caliari